segunda-feira, 15 de abril de 2019

A Praça do Gólgota... o simbolismo político na "Cruz"

A PRAÇA DO GÓLGOTA ... O SIMBOLISMO POLÍTICO NA CRUZ



                     O  homem é por natureza, um animal  que tem apreço
 ao que é simbólico.  Nesse aspecto, isso torna dependente de gestos, que sejam capazes de  transmitir significados, e que deem explicação a ordem das coisas. É como dizia  Maquiavel: " governar é fazer crer."
                  Um famoso arquiteto Catalão Antoni Gaudí, a serviço de reis espanhóis, construiu obras emblemáticas, mais do que gestos, símbolos para serem contemplados e não esquecidos. Edificou palácios, templos, catedrais como a de Santiago de Compostela, marco de peregrinação que só rivaliza com a Terra Santa.
                  Existem também obras  estúpidas, ao construí-las, governantes desperdiçam dinheiro público, no Brasil os administradores públicos são especialistas no assunto, e se fossemos  enumerar gastaríamos o alfabeto inteiro.
                  Construímos ponte até onde não passa rio, é o caso de Maricá-RJ.  Fizemos um Pier que nunca recebeu navios, como também um "Papódromo" - estrutura de vidro para conduzir um Papa,  usado uma única vez, ambos no Rio grande do Norte e outras incontáveis.
                  Nos grotões dos municípios brasileiros, a exemplo de Itapajé, se realizam farras de inutilidades. Pinturas de meio-fio, inauguração de tambor de lixo, roçagem de leito de rio, ao invés de dragagem, tudo isso com direito a repórter, cobertura de cinegrafistas,  e até corte de laço de fita.
                 Há também obras grandiosas e memoráveis, citaria várias, estas não possuem homenagens, nem placas, como as muralhas da China, as 11 igrejas edificadas na rocha em Lalibela. Onde estão as placas homenageando os seus construtores?
                 No município de Itapajé, vejam o caso do reservatório Ipuzinho. Quem foram os seus construtores? apareceram tantos... que nem um mural de Hollywood , caberia o exame de DNA da suposta paternidade dos envolvidos, e que por viés político, acabaram dando um nome qualquer.
                E sobre obras "emblemáticas", capazes de causar ciúme ao mais famoso arquiteto Catalão. Fiquei a pensar sobre a construção da(antiga praça do povão), cujos bancos por pura coincidência, foram construídos  no formato de "Cruz, bem que poderia ser  denominada Praça do Gólgota.
                Fiquei a pensar... para  que tanto simbolismo, para homenagear um gestor sem expressão, que possui o sobrenome Cruz? Terão invocado o "inconsciente coletivo" de Jung baseado em mitos? Ora... se é uma questão de fé... e já que "plantaram" na praça  24 cruzes, por que não chamar  o local de "Vale do Gólgota? e ainda daria para acrescentar o arco de Constantino.
                Há coisas que possuem nexo, outras não!!! vejam a bandeira do estado de Israel, ela possui no centro uma estrela, no formato de um dodecágono. Faz sentido, homenageia as 12 tribos. Na  extinta União Soviética, o símbolo da bandeira, era um foice e um martelo. Tem coerência, está relacionado com os camponeses e operários.
                Agora, onde está a lógica de um Prefeito ter o sobrenome Cruz, o partido ser identificado por um cavalo, e para "despertar o inconsciente coletivo", se ele resolve "plantar" cruzes na praça, o povo também seria obrigado a usar ferraduras?
               É assustador!!! sobretudo o chamado "povo educado", como dizia uma professora, " ... logo nós ...passadas no banco da faculdade"!!! Aceitarão  "povo letrado"  esses mantras de repetição, feitos rusticamente por papagaios da comunicação, conectados com  símbolos, fé, emoções poderosas... vejo gente inteligente sendo alienada defendendo o indefensável e propagando uma epidemia.
               Tá certo... o que o que nos deram foi esse D Quixote e esse cavalo manco"...  não teve outro jeito ... mas se te arrumarem um beduíno com camelo, você é obrigado(a) a arrumar um deserto para  eles, e achando pouco ainda  pedirá  para usar ferradura? 
                                    


                      A  G  R  A  D  E  C  I  M  E  N  T  O  S

  
           A  minha gratidão, o meu  muito obrigado, aos leitores do Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Portugal ...  Russia ... Vietnã ... Índia ... Peru ... Irlanda ... Reino Unido e tantos outros que não mencionei  ....  hoje com a publicação " A Praça do Gólgota", o blog alcançou 5000 visualizações ... sinto-me profundamente  honrado em tê-los como leitores.
                               A minha gratidão a todos vocês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário