sábado, 25 de maio de 2019

Educação municipal de Itapajé - analfabetos em escala industrial

 EDUCAÇÃO  MUNICIPAL  DE ITAPAJÉ - ANALFABETOS EM ESCALA INDUSTRIAL


                    A aprendizagem em inúmeros municípios brasileiros,  alcança quando muito o meio fio. Mas  há  Prefeitos nessas unidades da federação, que administram tão mal, que as escolas conseguem a proeza, de serem  as piores das piores, quando o assunto for  relacionado com a disciplina matemática.
                    Considerando como exemplo uma unidade da federação, como por exemplo o município de Itapajé, as nossas escolas estão produzindo  uma geração de analfabetos em escala industrial,  pois  centenas de alunos ao concluírem o 9º ano, não possuem o domínio elementar  de cálculo.
              A administração silencia, faz de conta que tudo está bem, apenas preocupa-se com escolas só de prédios, e ainda pensa em construir mais. Tudo que é físico é "impactante" areninha ... escolinha ... quadrinha ... reforminha ... pinturinha  e assim; as empreiteiras agradecem. Editoras e livrarias,  fornecedores ficam em estado de êxtase  ao vislumbrarem a possibilidade de "devorarem" recursos públicos.
            Por outo lado, o capital humano é colocado em 2º plano,  sem estimulo, e além de utilizar mão de obra contratada, de competência duvidosa,  e vista mais como moeda de troca eleitoral, desperdiçamos tempo e dinheiro, e  condenamos  os jovens que  concluem  o ensino fundamental,  a sub empregos.
            O executivo não se importa, legislativo municipal, a maioria também não. Até porque faz sentido, quanto pior melhor, pois muitos  dos representantes municipais eleitos, vereadores,  são semi analfabetos. Isso se torna obvio, quando o foco dos  debates em plenário,  tomam rumos esquisitos e irrelevantes.
            Imagine  discutir falta de lâmpadas!!! questionar cores de tintas em praças públicas!!! tratar de homenagens póstumas!!!  discutir concessão de títulos de cidadão, ler  exaustivamente biografias de familiares,  com o propósito de parentes serem  homenageados em equipamentos públicos!!!  e até inauguração  de tambor de lixo são realizadas !!! onde está a relevância?
           Estudar e não aprender, é uma situação bastante grave, sobretudo quando o fracasso é generalizado. Qual a posição da comissão de educação?  A administração nada fala, o secretário finge que tudo está bem.
           Os alunos estão sendo enganados, os pais também. O rei está nu, o fracasso é generalizado, basta analisarmos os resultados da avaliação estadual  publicado em 2018  pelo o  SPAECE. Se  formos otimistas, aprendizagem municipal medida do solo, com muito esforço, mal alcança o meio fio.
           O prefeito só mostra para os munícipes,  o que está na web de superfície, e esconde o que não pode ser visto na deep web. Estamos diante de um biênio perdido, e todos calam. Teria coragem o Gestor municipal, de afixar  no mural dos colégios os resultados obtidos? que justificativas dariam aos pais, ao dizerem: "sentimos muito!!! estudaram, gastamos o dinheiro público e não aprenderam nada!!! nós fracassamos, mas estão todos aprovados!!! nos somos um fracasso de gestão.
            Dá náuseas  ver  que os resultados, estamos no ranking da incompetência,  a aprendizagem obtida está no intervalo entre crítico e muito crítico, isso significa dizer que as reprovações   estão em torno de 90%.
             Numa escala de proficiência, que vai além de 400, a pontuação  adequada, dever situar-se, entre 325 e 400 pontos. Ficamos muito longe disso, a maioria dos estudantes de todas a escolas, ficou perdida pelo caminho, estão como ignorantes na compreensão  de cálculo.
            Tomemos como exemplo,   os resultados obtidos por algumas escolas,  no ranking da incompetência, tomando como base matemática no 9º ano.
            Em 1º lugar, em não aprendizagem, com um percentual de 96,1%, em estado crítico e muito crítico, foi a Escola Júlio Pinheiro,  foi 0%  em aprendizagem adequada. A 2ª colocada, em pior desempenho, em estado crítico e muito crítico,  foi a Escola Xavier, alcançou o percentual de 76,9%, e obteve apenas 7,7% em aprendizagem adequada.
            A 3ª colocada em não aprendizagem, com  desempenho crítico e muito crítico de 70,9% foi a Escola Luis Forte, e obteve apenas 6% de aprendizagem adequada. As demais, a  aprendizagem oscila em torno de 10%, e nem vale a pena mencionar.
            O futuro  será sombrio, para inserção em  um mercado, que exigirá mais do que competência. Enquanto isso, mercenários de locupletam de dinheiro público, só pensam como gastarem em construções de escolas e compras milionárias de livros.
             Enquanto isso,  zumbis batem tambor, arremessam pedras na lua, tocam  triângulo e berimbau, batem palmas até as mãos ficarem inchadas, fazem número em desfile público pra mostrar serviço,  e enquanto a caravana passa, a administração delirante e  incompetente, desperdiça recursos públicos, mas só é capaz de produzir uma educação pão com mortadela.

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