domingo, 9 de junho de 2019

O berro da independência de um prefeito idiota

                             
         O "BERRO DA INDEPENDÊNCIA"  DE UM PREFEITO IDIOTA                  
"I love Itapajé!!! you believe!!! foll me I like!!! just an idiot!!! "

                      Durante a década de 70, "viralizou"uma novela brasileira, cujo personagem principal, era o coronel Odorico Paraguaçu, um  demagogo corrupto, que tinha o sonho de ser o Prefeito da cidade de "Sucupira".
                      O político em questão, simbolizava o que havia de pior em atraso, submissão, considerando-se a maioria das pequenas cidades do interior do Brasil. Mas utilizando-se de discursos demagógicos, autoritários, vazios, não media esforços para alcançar aquilo que se propunha: ser o Prefeito da cidade de "Sucupira".
                      Ao lançar-se em campanha, sua maior plataforma de governo, foi a promessa de "construção de um cemitério", e cujos discursos, normalmente eram realizados em cima do "coreto na  praça". Com fala empostada, discursos verborrágicos, e recheados de neologismos, conseguia esconder a sua ausência de idéias, e planos de governo a sua incompetência.
                     Sucupira era um microcosmo na dimensão moral!!! representava com perfeição a corrupção, o populismo, o autoritarismo, que são sementes que facilmente germinam, nas administrações públicas de nosso país. Aqui qualquer semelhança será mera coincidência.
                    Mas Odorico Paraguaçu,  morreu assassinado  pelo seu adversário político Zeca Diabo. Entretanto, nos deixou como legado vários "bordões", que são a sua marca registrada, e que considero verdadeiras pérolas. 
Costumava dizer: "... sou partidário da democracia do equilibrismo ..."  "... no meu mandato, darei um berro da independência, e prafrentemente ... "
                   Considerando  que a sua "missão" ainda estava inacabada, o espírito de Odorico retornou do Umbral, e reencarnou novamente como político, agora como Prefeito da Princesa Serrana. Suas atitudes em nada mudaram, e não poderia ser diferente, pois sua mente voltada para o atraso, ainda pensava "patrasmente" como costumava dizer.
                   No pretérito, sua plataforma foi construir um cemitério, que não conseguia inaugurar, e hoje ainda  escravo dos liames do passado, constrói uma praça ridícula, e sob seus bancos planta inúmera cruzes. Tal como era "patrasmente" e agora "prafrentemente", quase parando,  o gestor do município, também  gosta de "bordões!!!
                   Um dos últimos, pronunciado pelo Prefeito do município, para mostrar serviço, sob uma chuva torrencial, enquanto o marqueteiro gravava,  disse essa pérola: "... que para fazer o omelete tem que quebrar os ovos...!!! "
                  E de fato ele conseguiu!!!  juntou toneladas de incompetência de sua administração, acrescentou todos os ovos  estragados da gestão, colocou bastante fermento e obteve um omelete gigante  que irá para Guinness Book.
                 Um dos ingredientes, foi a ineficiência recorrente do transporte escolar. A empresa recebe os sub repasses dos recursos, precariamente presta o serviço, e não ocorre o destrato  do prestador. Outros ingredientes  do "omelete", a letargia  dos pais, a omissão  por maioria do legislativo e a leniência do judiciário.
                 Ignorando o fracasso escolar,  dos alunos   do ensino fundamental, nas escolas públicas  do município, em avaliações do Estado, e considerando a proximidade da "festa  de aniversário" da cidade, o Prefeito Master Chef,   dá uma de mágico, esfrega a lâmpada e chama o Aladim "!!!
                Determina compulsoriamente a paralisação das aulas!!!  férias de 50 dias!!!   maravilha!!! mas desculpem a minha ignorância,  todos os professores,  foram forçados a saírem de férias, sem o terço de salário a que teriam direito? ihh aí todos caladinhos!!!
                Tacada de mestre da gestão!!! desconfio que os contratados tomaram um calote!!! e quanto aos motoristas, podem reclamar ao bispo da Diocese!!! além do que merenda escolar será economizado,  água, luz, gás  dentre outros.
                 Afinal de contas todos estarão de férias "compulsórias", e  disponíveis para saltitarem na festa do município,  mas comemorando o que? o quebra molas quadrado?  a praça do Gólgota com aquele coração ridículo? festas  juninas de quadrilhas... qual delas?  quanta imbecilidade,  modelar coração em centro de praça cidade, para demonstrar amor!!!  e as bandas !!! quanto custarão ao contribuinte? somente uma R$ 35.000,00 !!! casa cheia ... a que preço? Gomorra tornou-se santuário de peregrinação!!! I love Itapajé !!! you believe!!! fool me I like!!! just an idiot!!!
                 Isso é que eu chamo de omelete de otário!!!
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário