quarta-feira, 15 de abril de 2020

Infectados pelo cinismo e idiotizados pela alienação.



                                 INFECTADOS PELO CINISMO E IDIOTIZADOS PELA ALIENAÇÃO


           Um fato inegável, é que o coronavírus existe! isto  não podemos negar. Quanto a sua disseminação, a propagação não tem ocorrido de maneira uniforme, isto está bastante claro, verificando os números publicados, em diferentes continentes.
           Então, se a ameaça não é uniforme em diferentes países e continentes, não seria possível, minimizar as ameaças para os países com menos incidência, e maximizar precauções para os mais vulneráveis?
           Trancar todo mundo para diferentes cenários, seria ignorar as consequências sociais financeiras, é como afirmou o colunista norte americano Thomas Friedman - "É como um elefante sendo atacado por um gato doméstico. Frustado e tentando evitar o gato, o elefante acidentalmente pula do penhasco e morre"
           O que ocorre hoje (15/04/2020) no mundo, segundo dados veiculado pela BBC, o continente europeu, tem sido um dos mais afetados. Países como a Itália  o número de óbitos chegaram a 20.645 com a letalidade de 12,8%. Na Espanha os óbitos alcançaram  18.056 com letalidade de 10,4%. Na América, os Estados Unidos os óbitos somaram 23.596, letalidade de 4,05%.
           Já no continente Africano, considerando países densamente povoados, carentes de saneamento, a propagação tem sido de baixa intensidade.  Na Nigéria, os óbitos foram 10, a letalidade de 0,29%. Costa do Marfim  6 óbitos, letalidade  0,95%. Moçambique,  Namíbia  dentre outros, a  letalidade é zero.
           Quanto ao Brasil, os óbitos totalizaram 1355, e a letalidade 5,6%. Abordando apenas uma unidade da federação o Ceará, os óbitos chegaram a 111 com letalidade de 5,17%. dos 187 municípios apenas 64 apresentam infectados confirmados. 
            Diante do que vimos, os cenários epidemiológicos desiguais, com diferentes casos de infectados, letalidades diferenciadas, climas antagônicos, faixas etárias envolvendo inúmeros idosos, infra estrutura de diferentes níveis, dentre outros, há de se concluir que a medidas a serem tomadas, deverão serem compatíveis, com a extensão da  doença.
            Sendo assim,  diante de cenários diferentes, não faz sentido aplicar lockdow (fechar tudo) onde não há sequer um infectado!!! Medidas preventivas sim!!! higiene sim!! manter a distância, um fator que ajuda!!! Agora não tem lógica fechar tudo, onde sequer há um infectado!!! onde não existe uma letalidade!!! a realidade da Nigéria é igual a nossa? o que acontece nos Estados Unidos é o mesmo que ocorre aqui? a letalidade que ocorre lá, é de 1700%  a mais do que aqui!!! será que com tanta discrepância, as medidas devem serem as mesmas?
            O que de fato tem ocorrido? um pânico disseminado, não como forma de precaução, mas como instrumento de controle social. A veiculação de políticas sensacionalistas, passaram a ter mais voz nos noticiários. Tem sido intermitente os chamados ao "isolamento social" -  fique em casa!!! se afrouxarmos as medidas, teremos um quadro caótico, ocorrerá o esgotamento do sistema de saúde.
            Mas como o povo esquece com facilidade, é preciso relembrar que muitos arautos do sensacionalismo, do fique em casa, dos preocupados com o colapso,  deram vivas, fizeram coro, quando bilhões foram gastos na construção de estádios.  Até o presidente Lula, que chegou a dizer que o SUS, estava próximo da perfeição. Ainda bem que na copa, tomamos de 7x1, e foi pouco, a diferença agora é  que a fatura chegou!!!
            Hoje o vexame bate a nossa porta, governantes construindo hospitais de campanha dentro de estádios. Quanto foi que custou a reforma do castelão?  R$ 500,000,000,00 ? Hospital não era prioridade!!! Agora o prefeito de Fortaleza em caráter emergencial, constrói um hospital de campanha, dentro do estádio Presidente Vargas, uma obra de quase R$ 100,000,000,00 !!!
            Precisaria ser dentro do estádio? o CFO ao lado do estádio Castelão não serviria?  o Centro de Eventos com uma mega estrutura, também não poderia ser utilizado? Não, pois será tudo que ser desmontado e o estádio reconstruído, os amigos dos amigos o farão e sem licitação!!!  É como dizia o "deputado Justo Veríssimo" personagem de Chico City, em debate com outro deputado - "  tratando-se de obra publica, primeiro eu construo a ponte, depois você constrói o rio, e de resto eu quero é que pobre exploda!!!"
            Essa é a visão, que muitos administradores tem, nesses tempos de pandemia e oportunismo. Realizar obras sem licitação, está sendo um ótimo investimento, para prefeitos, governadores e empreiteiros desonestos do Brasil. Pleitear recursos abundantes, para serem "investidos na saúde", melhor ainda, afinal a situação é emergencial!!! e o ano é eleitoral!!!
            Com esse entendimento, já que foram tão negligentes com a estrutura hospitalar, nada melhor do que dar continuidade ao isolamento - "todos em casa"!!! até os artistas entraram na onda, para dar IBOPE para as emissoras, e até sugerem como contornar o tédio - façam ginástica, assistam um filme da Netflix, construam origami, pintem,  bebam vinho, se bater a fome,  usem os aplicativos do delivery!!!
            Mas a realidade do povo é outra!!!  irão fazer ginástica aonde? fica fácil fechar comércio quem tem capital, quem está com as contas em dia, e a geladeira cheia.
           Tão grave quanto o pânico o coronavírus, é ver o desemprego bater a porta, os boletos vencidos, a geladeira vazia, os estados falidos sem produzir, gente que trabalha vivendo de cestões. Não podemos permitir  que a politização do coronavírus, nos transforme em idiotas, e  nos matem de paralisia social!!!
            Até quando a cura será pior do que a doença? O elefante está a caminho do penhasco!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário