domingo, 7 de outubro de 2018

Bolsonaro pode vencer no 1º turno? Sim, pode.

                           BOLSONARO PODE VENCER NO 1º TURNO? SIM, PODE.


                    Para que isso ocorra, se faz necessário um conjunto de fatores. Dados do IBOPE publicados na véspera da eleição, apontam  que o candidato Bolsonaro alcançou 41% dos votos válidos. Esse crescimento pode ser  sido alavancado, por votos úteis anti PT, índice acentuado de votos  brancos, nulos e abstenções.
                    Outras variáveis, podem serem acrescidas, como por exemplo, a contribuição dos indecisos que parecem ter chegado ao limite, sem esquecermos as mulheres que tem demonstrado um maior ímpeto pro candidato do PSL.
                     Há horizonte para uma vitória no 1º turno!!! e isso será possível, caso venham 10% dos votos dos concorrentes e somando-se mais 10% de indecisos, brancos e nulos. Há uma variável que não pode ser desconsiderada, é a  tendência de abstenção nos estados mais pobres,  fato que prejudicaria mais o candidato Haddad.
                     Segundo o comentarista político Josias de Souza,  "Haddad entrou tardiamente na disputa... canta como um tico-tico, enquanto  Bolsonaro voa como um sabiá, comendo o fubá anti PT pela beiradas..."
                     O que para muitos possa parecer surpresa, o que vemos nas ruas , é a resposta a blindagem da corrupção, a ineficiência de hospitais, o desemprego, a ruína econômica. diante do que está posto, o que não dá para ignorar, é que a conta da desfaçatez chegou.
                     Institutos importantes como o Paraná Pesquisas e INESP,  a menos de uma semana da eleição, indicavam que o candidato Bolsonaro teria alcançado 41% dos votos válidos, tendo assim uma vantagem  de mais de 10 pontos  sobre o seu concorrente Haddad.
                     E somente ontem, véspera da eleição, é que os institutos de pesquisa, Data Folha e IBOPE, divulgaram que o candidato do PSL tinha de fato alcançado 41% dos votos válidos, pois os seus percentuais para esses institutos, permaneciam "congelados". Outros institutos de  pesquisa como o MDA na véspera da eleição, ia mais além, indicava que o percentual obtido dos votos válidos era de 42%.
                    A possibilidade de vitória no 1º turno é real, há uma revolta no subsolo, diminuiu o número de indecisos, Haddad aumentou a rejeição em 11%na última pesquisa do IBOPE divulgada sábado, véspera da eleição, a vitória no 1º turno virá  se Bolsonaro obtiver 44% dos votos válidos, ou quem sabe superar em 15% o segundo colocado.
                  Mas em não se confirmando a vitória no 1º turno, ela estará apenas adiada por dias. Considerando a última pesquisa  da CNT/MDA, Bolsonaro no 2º turno venceria, obtendo 45,2% e Haddad  38,7%, dados de 4 e 5 de outubro.
                   A vitória do Capitão  é também apontada pelo Instituto Paraná Pesquisas, Bolsonaro obteria 47,1% e Haddad 38,1% em um possível 2º turno. Aguardemos um pouco mais, enquanto  voa o sabiá, e quem sabe se dia 28 não será um dia de praia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário