quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Os urubus da política na terra do frade de pedra

                        OS URUBUS DA POLÍTICA NA TERRA DO FRADE DE PEDRA 


                     O atual Prefeito de Itapajé, mesmo sendo uma pessoa pública, tem uma profunda aversão a críticas. Recentemente durante uma entrevista, concedida a uma rádio local, sobre a sua  (falta de) administração, ele afirmou: " ... aqueles que me criticam .... e discordam  do meu governo ... são uns abutres ... e que não querem o bem de Itapajé..."
                      Pensei um pouco, sobre o que o Prefeito disse, e cheguei a conclusão que, há controvérsias  não só quanto ao "querer bem",  mas em relação aos "bichos de pena" a que o doutor se refere. Entretanto há uma certeza, na atual administração , "carniça" ocupando cargo público, há de sobra, ... mas abutres... não!!!
                      Talvez por ignorância geográfica,  o Prefeito  desconhece, que a espécie a qual ele se refere, pertence a família  accipitridae, esta é originária do velho mundo (África, Europa e Ásia),  e há de considerar, que essa ave possui porte avantajado.
                      É possível, que as ofensas dirigidas aos  eleitores, que não compactuam  com os seus mal feitos, a ave que ele se referiu,  tenha sido o nosso conhecido urubu, mas este é uma ave bem menor, e pertence a família catharidae, sendo originária do continente americano, e o que há em comum entre ambas, é o apreço por carniça.
                      Mas o cerne da questão, não é  a ignorância do Prefeito , em não saber diferenciar, um abutre de um urubu. Causa-me perplexidade, é a sua falta de espírito democrático, ao ofender os eleitores, que criticam a sua incompetente gestão, e serem chamados de "abutres".
                      Entendo, que  a ave de natureza saneadora, foi ofendida, pois alimentar-se de carniça é uma prática louvável, e que contribui para uma  melhor qualidade de vida, evitando a propagação de doenças. Agora, quanto a forma pejorativa de "abutres", ela é compatível  com os maus políticos, que se utilizam de cargos públicos, para  beneficiarem a si e familiares.
                      Vejam como tem sido, os processos de escolha dos candidatos a prefeito, em nosso município. Profissionais da política, com vínculos de DNA, em conluio com bandos de inescrupulosos, se articulam  de modo a conquistarem o poder.
                       Quem já não viu, o povo sendo tangido feito gado, em passeatas sem propósito, como se fossem um bando de débeis mentais!!! Onde está o sentido de avenidas cheias, com o povo em transe ao som de pancadões, forró da moda, juntos com alegorias e personagens, como a "mulambuda" ..."a tigresa do BB"... "o urso enforcado" ... " a xuxa do 14" ..."os blue mans" e tantos outros...?
                       Tem sido assim, a cada quatro anos, sem nenhum compromisso, os eleitos assumem o governo, como se fossem senhor da vida e da morte, imaginam que os bens públicos  são propriedade privada. Ao invés de promoverem o bem comum, sugam os recursos  pelos atalhos das empresas de fachada, das assessorias e consultorias.
                       Aqui não temos abutres "doutor"!!! mas não tem faltado "os urubus da política", e as carniças estão por toda parte. E só não vê quem não quer!!!  Olhem para o Hospital Municipal, está em estado de abandono, paredes imundas,  cheias de salitre e mofo, as camas parecem que vieram da sucata. Não há sequer uma bolsa de sangue,  se há uma  emergência,  sobra a boa vontade dos profissionais,  e uma ambulância  para conduzir a  hospitais de referência.
                      A fome  desses urubus da administração pública, é  insaciável, vejam quanto devoraram da Previdência Municipal, só na sua  gestão!!! a soma já ultrapassa R$ 3000,000,00 e as vovozinhas nada dizem?  Pulam em passeatas,  mas   não  exercitam a cidadania... essa gente que nos administra... é como não houvesse  amanhã, vivem o momento.
                      E a educação? ela existe? quem vê as avaliações? quase ninguém fala, falta muito pra melhorar!!! e ainda dizem: "vamos esverdear!!!" só se for com muito balde de tinta. Quanto a transporte escolar, a precariedade tem sido recorrente, continuará tão ruim quanto ao ano que passou,  quem viver verá.
                      Nos contentamos com muito pouco, a crise só é para o povo, muitas vezes basta reformar uma praça com tijolos de cimento, instalar um "quebra molas quadrado", iluminar uma praça com neons azuis .
                      Não acredito em um administrador, que não tem espírito público, que é egoísta, que tem "os olhos maiores do que a cara", que não gosta do povo, que tem desprezo pelos professores,  que cultiva a vingança, e vive a destilar ódio e ressentimento, e que é incapaz capaz de promover o bem comum. Se   nos arrumaram esse camelo que aí está!!! por que teremos que arrumar um deserto...? pois  nele nem cacto irá florescer... ...!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário