sexta-feira, 28 de agosto de 2020

O diabo, o cavalo e um jóquei medíocre!


                             O DIABO, O CAVALO E UM JÓQUEI MEDÍOCRE!

                                                               Itapajé, August 28,  2020.

              Existe um estória que logo te conto, é sobre um cavalo que estava amarrado em uma árvore, e o diabo procurando o que fazer, e passando por ali, o soltou. As consequências são comparáveis, ao mito da Caixa de Pandora, de onde lá saíram todas as pragas inimagináveis do mundo.
        Em meio a uma pandemia de vírus, de incompetência, de pragas de toda sorte, estamos num período pre eleitoral, onde a esperança é renovada, e o velho toma ares de rejuvenescido. O jogo de domínio do poder, está prestes  para começar, os caciques cortam o baralho, e preparam as suas apostas.
        Chegar ao poder, depende do naipe que o jogador tiver  na mão, se o jogo for poker é conveniente ter um Ás. Aqui na eleição passada, por falta de opção, e problemas de  ficha suja ou mal lavada, a disputa não foi no carteado, mas no hipódromo.
       Foi pego um jóquei medíocre, sem nenhuma chance de chegar ao poder, que aproveitando-se do cavalo que o diabo soltou, conseguiu chegar ao Paço Municipal.
       Uma cruz no Paço, teria lá  o seu simbolismo de fé! Mas não esqueçamos também, que em nome da fé, o frade Tomás de Torquemada, o carrasco mor da inquisição, mandou para a fogueira, mais de 10.000 acusados de heresia e feitiçaria. 
       Não posso esquecer também, o rei inca Atahualpa, capturado por Pizarro,  o conquistador espanhol, que mesmo tendo pago resgate milionário, mas por ter-se negado a conversão, e dizer não ao simbolismo da "cruz", foi condenado a morte.
      Foram lhe dadas "duas opções, morrer na fogueira, ou ser estrangulado por um garrote. E na esperança de preservar o corpo para mumificação, preferiu o estrangulamento.
      Deixando de lado as cruzes passadas, e nos importando com  o madeiro da  "cruz" presente, não é exagero dizer,  que nós munícipes  temos vivenciado, o pior desastre administrativo, antes nunca visto em nossa cidade, "isso só não vê quem não quer!"
      O plano de governo das promessas de campanha, quando muito 1/3 saiu do papel, o cravo despregou da madeira. O fomento aos empregos foram esquecidos, a fábrica chinesa não veio, o shopping  foi só um delírio, as parcerias não passaram de conversa fiada, saneamento e valorização da educação, foram só promessas que o vento levou!
      A educação municipal, nunca esteve tão mal! Os resultados estão a olhos vistos, nas avaliações estaduais, estamos produzindo analfabetos em escala industrial, sobretudo na disciplina matemática, no último ano do ensino fundamental. Fomos muito mal em 2018, e pior ainda em 2019, culpa da pandemia ou da incompetência? A mídia vendida dirá ao contrário, até porque, está sendo  paga para falar bem!
      De nada adiantou, os gastos milionários de livros, muitos ponta de estoque de editoras, pois os resultados obtidos, são uma prova viva do fracasso. Foi vergonhoso, a gestão espelhar-se em Ali Baba, e gritar "abre-te sésamo"! para apropriar-se de parcela de recursos de professores, que estavam na dependência de uma decisão judicial.
      Outro fracasso dessa administração, foi o desleixo previdenciário. A irresponsabilidade de não recolher obrigações, e isso  tem sido recorrente. Não há compromisso e nem punição, para pagar o que é devido, prefeitos gastam com apadrinhados, feitos lagartas que sugam a seiva, e corroem o erário público, matam a velhice, em busca de poder e sustentação eleitoral. 
     Hoje a conta do rombo, a "cruz" bate em nossa porta, quem desviou para consultorias, assessorias, empresas de conveniência? os fiscais do povo não estavam lá? quem  é que lava  as mãos em águas turvas, e  remete a fatura dos débitos, para os funcionários públicos ativos e inativos, pagarem a conta da previdência até morrer? por acaso não é o mesmo jóquei maldito, que montou no cavalo que o diabo soltou?
     Não posso deixar de dizer, que a pandemia  foi só mais um desastre. Será que as vida importaram, ou fizeram opção pelo protocolo da morte? ou foi tudo uma fatalidade? faz sentido uma cidade com 52.600 hb , ter 60 óbitos por COVID, e taxa de mortalidade de 59,9%, valor muito superior ao Moçambique que teve 21 óbitos, e taxa  de 0,3%, mas com população de 30.000.000 de habitantes?
      E quanto ao cavalo que o diabo soltou!!! ... sem perda de tempo, ele entrou na horta do vizinho, e começou a comer tudo! A mulher do dono da horta, ao ver tudo destruído, pegou um rifle e o matou. O dono do cavalo, ao vê-lo morto, ficou enfurecido e matou a mulher. Mais tarde o camponês ao voltar para casa, e ao ver a mulher morta, não pensou duas vezes,  matou o dono do cavalo.
       Não tardou, os filhos do dono do cavalo, perceberam o pai morto, queimaram a fazenda do camponês, e este em represália os matou também!
       Aí de repente chega o diabo, e o camponês pergunta o que ele havia feito? e ele respondeu: " eu não fiz nada!!! apenas soltei o cavalo!"
       É bem verdade que o diabo faz coisas simples, apenas soltou o cavalo, mas a nossa maldade faz o resto, e ainda tem gente que elege um demônio disfarçado de jóquei, e depois reclama porque foi para o inferno!
     
         
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário